Susto

Deslizamento atinge casa após chuva em Niterói

Imóvel foi interditado pela Defesa Civil; não houve feridos

Caso aconteceu na noite desta quarta (2)
Caso aconteceu na noite desta quarta (2) |  Foto: Arquivo - Enfoco
  

Uma família teve a casa interditada devido a um deslizamento de terra ocasionado pela chuva na noite desta quarta-feira (2), no Largo da Batalha, em Niterói. Apesar do susto, não houve feridos. 

A dona da residência, Edna Carvalho, contou ao ENFOCO o momento do susto durante a queda. Uma das reclamações da moradora também foi em relação à demora por parte da Defesa Civil municipal. 

A artesã, que mora com o marido, o filho pequeno e a sogra, contou que no momento do incidente havia apenas duas pessoas no imóvel: "Eu estava trabalhando e meu marido estava na sala. Minha sogra estava na casa de uma vizinha, e meu filho estava lá com ela", relatou. 

  • Estado da casa depois do deslizamento
    Estado da casa depois do deslizamento
  • Estado da casa depois do deslizamento
    Estado da casa depois do deslizamento
  • Estado da casa depois do deslizamento
    Estado da casa depois do deslizamento
  

O barulho assustou os dois, ainda sem saberem o que tinha acontecido. 

Foi um barulho enorme, de demolição, como se estivessem derrubando um prédio. A reação do meu marido foi correr e a minha foi ficar parada porque eu não sabia o que estava acontecendo. Aí quando ele viu que não abalou a estrutura, que não fui soterrada ele voltou e pediu pra que eu saísse e foi aí que a gente viu o que tinha acontecido Edna Carvalho, moradora
  

O barranco, que fica atrás da casa, deslizou por volta das 19h40. A partir deste momento, Edna e alguns vizinhos tentaram acionar a Defesa Civil, mas sem resposta. Somente na manhã desta quinta-feira (3) os técnicos foram ao local verificar. Como há o risco de novos desabamentos, a casa precisou ser interditada. Outras três residências devem ser inspecionadas pelo órgão.

De acordo com a moradora, o incidente teria acontecido por causa de um recapeamento no asfalto feito há alguns meses pela Prefeitura de Niterói. As constantes chuvas também agravaram a situação no local, segundo ela. 

Edna, agora, cobra mais posicionamentos quanto aos próximos passos. "Até agora não foi falado em realocação, é muito fácil chegar aqui e falar que foi interditado, mas e aí? Porque isso foi um erro por uma obra mal feita", alega. 

Sem estimativa sobre quanto tempo levará para a situação ser resolvida, a família vive momentos de insegurança e foi orientada a buscar o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) para obter um aluguel social e comunicados sobre a interdição.

Questionada, a Defesa Civil disse que realizou cinco atendimentos, nas últimas horas, referentes a deslizamentos parciais, queda de muro e queda de árvore e que em nenhum dos casos houve vítimas. As ocorrências foram nos bairros do Badu, Sapê, Largo da Batalha, São Lourenço e Fonseca. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária está prestando atendimento.

Os maiores acumulados de chuva em 24h foram registrados no Engenho do Mato (32 mm), Morro do Bumba (29 mm) e Sapê (28,2 mm). A previsão para esta quinta (3) ainda é de chuva fraca. 

Alerta

O município está em estágio de atenção devido às chuvas na cidade. A previsão é de tarde e noite chuvosas. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói enviará informes conforme necessidade e atualizações. Em caso de emergência, é possível ligar para os telefones 199 ou 2629-0199.

< Fluminense garante vaga na fase de grupos da Libertadores 2023 Vídeo: cachorro morre e família transforma corpo em tapete <